Estudos e Pesquisas

Estudo de caracterização do sector da "Água e Recursos Hídricos" no Alentejo

Descrição:
Realização de estudo exaustivo de caracterização sectorial de cada um dos domínios temáticos da RIS3 Alentejo ligados à água, nomeadamente ao mar e recursos hídricos.
Para além da caraterização dos sectores, da forma mais extensiva possível, este estudo deverá também identificar em particular as áreas da atividade económica da Região Alentejo com maior potencial face aos recursos e conhecimento académico existentes e os principais atores chave dos sectores organizados pela sua função na cadeia de valor.

Resultados/Atividades Realizadas faça download do estudo de caracterização do setor da água e recursos hídricos 
aqui

Dossier Case Study de Empresas de Sucesso do Mar e Recursos Hídricos

Descrição:
Realização de um documento de referência que evidencie os casos de sucesso (em particular casos promovidos por jovens) já existentes no âmbito destes sectores e/ou cluster
Identificação de cerca de 15 casos de PME, que centram a sua atuação na exploração continuada (operacional ou estrategicamente) das oportunidades de negócio ligadas ao Mar e Recursos Hídricos.

Resultados/Atividades Realizadas faça download do dossier case study de empresas de sucesso do mar e recursos hídricos 
aqui

Benchmarking Regiões Empreendedoras

Descrição:
Realização de atividades de benchmarking a regiões empreendedoras nesta área da Economia Azul, focada no Mar e Recursos Hídricos

As iniciativas de benchmarking a realizar ao abrigo do ALENTEJO AZUL contemplam as seguintes atividades:

Identificação de um número alargado de casos de sucesso no setor ao nível Europeu:
Realização de levantamento alargado de regiões Europeias com fortes tradições nesta área da Economia Azul, com base em características relevantes para a comparação que se pretende realizar com a Região do Alentejo.

Estudo e análise da estruturação e do desempenho do setor nas 5 regiões selecionadas:
Análise do leque alargado de regiões identificadas, seleção de 5 para estudo Diagnóstico de boas práticas, com potencial de transferibilidade, no que respeita a Regiões Empreendedoras focadas na Economia Azul, que tenham vindo a implementar iniciativas de promoção do empreendedorismo com sucesso reconhecido

Visitas de conhecimento às 5 regiões selecionadas:
Estas visitas servirão fundamentalmente para validação dos resultados obtidos pelos estudos realizados e estabelecimento de redes de cooperação com as regiões a visitar.

Dossier de conclusões e estruturação dos benchmarks a adotar:
Com sustentação nos resultados e opiniões recolhidos nas visitas de estudo realizadas na atividade anterior, será elaborado um relatório de conclusões e estruturação dos benchmarks a adotar no Alentejo ao nível da promoção do empreendedorismo qualificado e criativo na área da Economia do Mar.

Realização de 5 sessões de divulgação das atividades de bechmarking e dos benchmarks a adotar junto das organizações que compõem o ecossistema empreendedor do Alentejo:
Estas sessões permitirão divulgar, informar, estabelecer diálogos, uniformizar e partilhar visões, conhecimentos junto das organizações que compõem o ecossistema empreendedor da região e do projeto – empresários, agentes económicos em geral, representantes políticos, técnicos com responsabilidade no desenvolvimento económico e social da região, população no geral interessada na temática. Procurar-se-com a realização desta atividade, reduzir as assimetrias informacionais que existem ao nível do empreendedorismo qualificado e criativo e partilhar as melhores e mais inovadoras práticas empresariais nos sectores estratégicos da Economia Azul.

Resultados/Atividades Realizadas (brevemente)

Apoio ao Empreendedorismo

Sessões de trabalho com empreendedores

Objetivos
Promover o empreendedorismo nas escolas, por meio de ações educativas, produz a formação de novos cidadãos. Uma forma de concretizar isso é aproximar os alunos das realidades, quotidianas de alguns empreendedores da sua comunidade. É fazer com que esse aluno perceba como se comporta um verdadeiro empreendedor.
Metodologia
Esta atividade propõe-se realizar 20 sessões de trabalho de forma a informar, sensibilizar e demonstrar a importância da do empreendedorismo, como elemento fulcral para o sucesso de um processo de competitividade das empresas. Será importante sensibilizar os jovens e os estudantes, que atualmente, o empreendedorismo pode ser uma realidade se complementado com a dinamização de iniciativas de mentoria e coaching para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras.
Destinatários
Alunos, investigadores e empreendedores de Escolas Profissionais, Universidades, Escolas Superiores, Centros de I&D, Centros de Emprego e outras entidades

Talks Alentejo Azul: 
Projeto Energias Renováveis Marinhas: 
assista aqui
Projeto Aquacultura Sustentável: 
assista aqui
Projeto Florestas Marinhas: 
assista aqui
Aquacultura nas Algas do Mar: 
assista aqui
Projeto Ilustração Cientifica: 
assista aqui

Resultados/Atividades Realizadas ( a desenvolver ao longo do projeto, para funcionar como repositório/evidências do realizado)

Concursos de ideias de negócio nas Universidades

Objetivos
O Concurso de Ideias de Negócios tem como objetivo premiar a criatividade empresarial e apoias as melhores ideias de negócio nas 5 (cinco) cadeias de valor consideradas pela União Europeia como suscetíveis de gerar emprego e crescimento sustentáveis na Economia Azul: Energia azul; Aquicultura; Turismo marítimo, costeiro e de cruzeiros; Recursos minerais marinhos; e a Biotecnologia azul.
Metodologia
Serão realizados 10 concursos de ideias de negócio dirigidos com o objetivo estimular a inovação empresarial, e a promoção do espírito empresarial, pela via do empreendedorismo qualificado e criativo.
No final, os vencedores receberão um voucher de valor equivalente a 500 Euros e serão distinguidos com o Certificado de Empreendedores do Ano e beneficiarão de todo o apoio técnico-empresarial que possibilitará a conversão da ideia em planos de negócios.
Destinatários
Estudantes, grupos de investigação e unidades de I&D das instituições de ensino superior do Alentejo.

Resultados/Atividades Realizadas ( a desenvolver ao longo do projeto, para funcionar como repositório/evidências do realizado)

Prémio de Empreendedorismo nas Universidades

Objetivos
Fomentar a elaboração de planos de negócios sólidos e consistentes;
Premiar ideias inovadoras para a criação e expansão de empresas;
Reconhecer e celebrar o trabalho e dedicação das empresas;
Reconhecer e prestigiar iniciativas inovadoras e dar visibilidade aos seus resultados;
Envolver de forma articulada potenciais empreendedores, incubadoras de empresas, comunidade empresarial, investigadores e investidores;
Apresentação à sociedade dos resultados alcançados no apoio à criação e consolidação do empreendedorismo inovador;
Estimular a comunidade empresarial e as empresas incubadas, com o empreendedorismo inovador.
Metodologia
Execução de um conjunto de ações-chave de divulgação e apoio à participação da iniciativa a nível regional através da entrega de um prémio regional à melhor ideia para um novo negócio nas 5 (cinco) cadeias de valor consideradas pela União Europeia como suscetíveis de gerar emprego e crescimento sustentáveis na Economia Azul: Energia azul; Aquicultura; Turismo marítimo, costeiro e de cruzeiros; Recursos minerais marinhos; e a Biotecnologia azul.
Os vencedores terão um ano de consultoria gratuita para alavancagem dos negócios fornecida por empresa especializada a contratar e de um outro prémio regional de reconhecimento da empresa criada dentro dos setores especificados anteriormente via incubação que se tenha evidenciado nos 3 primeiros anos de vida, no valor equivalente a 5.000 euros
Destinatários
Empreendedores, universidades, grupos de investigação, unidades de I&D, agências de desenvolvimento, incubadoras, associações empresariais, sociedades de capital de risco, rede de business angels, investigadores privados, entidades financeiras, empresas de base tecnológica e empresas ancora na área da Economia Azul focada no Mar e Recursos Hídricos.
Resultados/Atividades Realizadas ( a desenvolver ao longo do projeto, para funcionar como repositório/evidências do realizado)

Mentoring e Coaching

Diagnóstico preliminar de ideias de negócio e Avaliação do perfil empreendedor

Objetivos
Esta atividade consiste na realização de 6 Sessões Técnicas de Qualificação de Empreendedores em: Desenvolvimento Organizacional, Gestão para Novos Empreendedores e Qualificação, com o objetivo principal de estimular o conhecimento, a reflexão e a partilha de informação para públicos específicos (jovens, feminino, desempregados).
Metodologia
Sessões de Qualificação
As sessões de qualificação decorrerão sob a forma de debates/palestras participativas e interativas, com a duração de 8 horas cada, tendo por objetivo garantir de acordo com as especificidades de cada público-alvo, a apropriação de técnicas, metodologias e instrumentos específicos que promovam e potenciem o empreendedorismo qualificado e criativo na área do Mar e dos Recursos Hídricos.
As temáticas a abordar nestas sessões de qualificação serão:
Desenvolvimento Organizacional: para micro e pequenas empresas já existentes que necessitam de atualizar e otimizar as suas qualificações ao nível da inovação, modernização organizacional, gestão estratégica, marketing, entre outros;
Gestão para Novos Empreendedores: como o próprio nome indica destina-se a novos empreendedores, que lhes permita a aquisição de conhecimentos e competências técnicas, comportamentais e relacionais no sentido de implementarem projetos/iniciativas empreendedoras na região do Alentejo;
Qualificação para públicos específicos: destinam-se a favorecer e potenciar iniciativas empreendedoras promovidas por públicos mais desfavorecidos (públicos com baixos níveis de qualificação, idade avançada, mulheres etc…), de forma a atenuar "nichos" na segmentação excessiva que as iniciativas empreendedoras têm vindo a desenvolver, ou seja promover também o empreendedorismo social.
Destinatários
Estudantes, jovens desempregados e empreendedores em busca de melhores condições profissionais, procurando promover e facilitar a aquisição de conhecimentos e competências técnicas, comportamentais e relacionais, junto de pessoas detentoras de uma ideia de negócio, no sentido de potenciar a concretização de projetos e iniciativas empreendedoras em torno dos recursos endógenos locais, em especial a água

Resultados/Atividades Realizadas ( a desenvolver ao longo do projeto)

Coaching no desenvolvimento das ideias de negócio

Objetivos
Apoiar os empreendedores que pretendam criar a própria empresa, nomeadamente transmitir aos empreendedores os conhecimentos básicos necessários à gestão das novas empresas, em contabilidade, gestão e controlo de gestão, marketing, finanças, recursos humanos, jurídico, qualidade, higiene e segurança no trabalho, ambiente.
Metodologia
Realização de ações de “Coaching Empreendedor” nas seguinte temáticas:
i. Apoio na elaboração do Plano de Negócio:
ii. Apoio à constituição legal da empresa.
iii. Registo de Marcas e Patentes
iv. Negociação de Contratos:
Destinatários
Empreendedores que pretendam criar a sua empresa

Resultados/Atividades Realizadas ( a desenvolver ao longo do projeto, para funcionar como repositório/evidências do realizado)

Mentoring no arranque dos novos negócios

Objetivos
O Mentoring é um processo, onde se promove uma relação entre mentor e mentorando, e onde o mentor promove contatos e contribui com conhecimentos e experiências, de forma criativa e construtiva, permitindo ao mentorando acelerar a absorção de conhecimento tácito e a aprendizagem (tentativa – erro), ao mesmo tempo que desenvolve autoconfiança para mais rapidamente atingir os seus objetivos.
Assim pretende-se nesta ação a identificação e a colmatação de lacunas para que as novas empresas recém-criadas fiquem devidamente consolidadas.
Metodologia
Ações de mentoring, nas seguintes áreas:.
i. Realização de Tutorias de Acompanhamento:.
ii. Promoção de uma gestão profissionalizada start-ups:
iii. Apoio à Internacionalização:
iv. Apoio à cooperação empresarial
Destinatários
Empreendedores que pretendam criar a sua empresa

Resultados/Atividades Realizadas ( a desenvolver ao longo do projeto, para funcionar como repositório/evidências do realizado)
chevron-downarrow-up-circle